Operadora americana Verizon anuncia venda do Yahoo e AOL por US$ 5 bilhões

Operadora americana Verizon anuncia venda do Yahoo e AOL por US$ 5 bilhões
Empresa de gestão de investimentos adquiriu todo o grupo de mídia da companhia. Montagem mostra o logo do Yahoo em sua sede em Rolle, na Suíça, em 2012, e o símbolo da Verizon em San Diego, nos Estados Unidos, em 2016.

Foto: Reuters

A operadora americana Verizon anunciou nesta segunda-feira (3) que irá vender o seu grupo de mídia, que inclui marcas como Yahoo e AOL, para a empresa de gestão de investimentos Apollo Global Management.

O negócio foi avaliado em US$ 5 bilhões. A Verizon receberá US$ 4,25 bilhões em dinheiro e manterá 10% de participação acionária.

O valor é quase a metade do que a operadora desembolsou para adquirir as marcas que foram protagonistas no início da expansão da internet.

A Verizon comprou a AOL por US$ 4,4 milhões em 2015. Dois anos depois, o Yahoo foi comprado por US$ 4,5 bilhões.

Entre outras marcas de mídia que a Verizon mantinha estão os sites de tecnologia TechCrunch e Engadget – todas inclusas na transação.

A operadora vinha se movimentando no mercado de mídia nos últimos meses. A companhia vendeu o site HuffPost para o BuzzFeed no ano passado, além de ter descontinuado o Tumblr e o Yahoo Respostas recentemente.

SAIBA MAIS: Yahoo Respostas será desativado em maio de 2021

A venda inclui o negócio de tecnologia de publicidade digital, que compete com gigantes como o Google e o Facebook.

A divisão de mídia da Verizon gerou US$ 2,3 bilhões de receitas no último trimestre de 2020, um crescimento de 11,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Foi o primeiro trimestre que o grupo conseguiu registrar crescimento ano após ano desde a aquisição do Yahoo.