Flávio Bolsonaro representa contra Kajuru no Conselho de Ética

Motivo seria ter cometido crime ao divulgar conversa com presidente

Motivo seria ter cometido crime ao divulgar conversa com presidente

O senador Fl√°vio Bolsonaro (Republicanos-RJ) protocolou hoje (12) uma representa√ß√£o contra o também senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) no Conselho de Ética da Casa. De acordo com Fl√°vio, Kajuru infringiu a Constitui√ß√£o ao gravar uma conversa que teve com o presidente da República, Jair Bolsonaro. Essa conversa foi divulgada pelo próprio Kajuru ontem (11).

"Acabo de protocolar no Conselho de Ética do Senado uma representa√ß√£o contra o senador Jorge Kajuru pela sua conduta imoral, baixa, antiética de gravar o presidente da República sem o seu consentimento. E o pior, sem nenhuma justa causa, sem nenhuma raz√£o que o levasse a isso, e ainda d√° publicidade ao teor dessa conversa", disse Fl√°vio, em vídeo divulgado à imprensa.

A conversa telefônica entre o presidente e Kajuru tratou da comiss√£o parlamentar de inquérito (CPI) que investigar√° eventuais omiss√Ķes do governo federal no combate à pandemia. Bolsonaro defendeu a amplia√ß√£o da investiga√ß√£o e disse temer um "relatório sacana" da comiss√£o caso a apura√ß√£o se concentre apenas no governo federal, conforme previsto no pedido original.

"Olha só o que voc√™ tem que fazer. Tem que mudar o objetivo da CPI, tem que ser ampla. Daí voc√™ vai fazer um excelente trabalho para o Brasil", afirmou Bolsonaro a Kajuru, no √°udio. "Se mudar, [nota] dez para voc√™, porque nós n√£o temos nada a esconder", disse ao senador sobre o objetivo da CPI. Segundo Fl√°vio, filho do presidente, Kajuru "infringiu direito constitucional b√°sico, que é do sigilo das comunica√ß√Ķes".

Em resposta à atitude de Fl√°vio, Kajuru afirmou n√£o ter cometido crime algum. "Eu aprendi que contr√°rio do amor n√£o é o ódio, é a indiferen√ßa, o desprezo. E que o esquecimento é a única vingan√ßa e o único perd√£o. Eu vou comentar o que sobre Fl√°vio Bolsonaro? O Senado tem 81 pessoas. Logo quem vem me pedir Conselho de Ética?", disse em vídeo divulgado por sua assessoria de imprensa.

O senador por Goi√°s disse que Fl√°vio tem uma representa√ß√£o aberta contra ele no mesmo colegiado por denúncias de suposta pr√°tica de corrup√ß√£o da época em que era deputado estadual no Rio de Janeiro. "[Ent√£o] vamos nós dois juntos, no mesmo dia, ao Conselho de Ética e vamos ver a puni√ß√£o de cada um", disse.

Saída do partido

Também hoje, o Cidadania divulgou uma nota informando o convite que far√° a Kajuru para ele deixar o partido. Segundo o presidente da legenda, Roberto Freire, o teor da conversa mantida entre o senador e Jair Bolsonaro fere a separa√ß√£o de Poderes e a defesa do Supremo Tribunal Federal (STF) como corte "guardi√£ da Constitui√ß√£o".

"Esses valores s√£o diametralmente opostos aos observados na conversa do senador Jorge Kajuru com o presidente Jair Bolsonaro, em que flagrantemente se discute e se comete um crime de responsabilidade. E, nesse sentido, o partido far√° um convite formal, com todo o respeito pelo senador, para que ele procure outra legenda partid√°ria", afirmou o partido, em nota assinada pelo seu presidente.

Kajuru também defendeu, na conversa com Bolsonaro, a abertura de um processo de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo. Diante disso, Freire afirmou que "o Cidadania condena, de forma veemente, n√£o apenas a interfer√™ncia do Executivo no Senado Federal como também a tentativa clara de intimida√ß√£o aos ministros do STF".

A assessoria de Kajuru confirmou a saída dele do Cidadania. O senador se filiar√° ao Podemos, do também senador √Ālvaro Dias.