Quatro aeroportos paranaenses sera?o leiloados; veja o que muda

Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu / Cataratas. - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu / Cataratas. - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Quatro aeroportos do Parana sera?o leiloados nesta quarta-feira (7), na sexta rodada de concesso?es aeroportuarias realizada pelo Governo Federal desde 2011. As concesso?es permitira?o a? iniciativa privada a ampliac?a?o, manutenc?a?o e explorac?a?o da infraestrutura dos terminais durante 30 anos, garantindo um investimento de cerca de R$ 1,4 bilha?o em todo o Estado. As negociac?o?es sera?o na sede da B3, em Sa?o Paulo, a partir das 10 horas, com transmissão no YouTube da Age?ncia Nacional de Aviac?a?o Civil (Anac).

Os aeroportos paranaenses contemplados neste edital sa?o: o Aeroporto de Bacacheri, em Curitiba; o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Sa?o Jose dos Pinhais; o Aeroporto Internacional de Foz do Iguac?u - Cataratas e o Aeroporto de Londrina - Governador Jose Richa. No total, o leila?o preve? a concessa?o de 22 aeroportos do Pais. O Bloco Sul, do qual o Parana faz parte, tambem inclui os terminais de Navegantes (SC), Joinville (SC), Pelotas (RS), Uruguaiana (RS) e Bage (RS).

A Anac e a responsavel pela execuc?a?o do processo de concessa?o, que tem supervisa?o do Ministerio da Infraestrutura. Os órgãos concretizaram os estudos de viabilizac?a?o da desestatizac?a?o dos aeroportos. Com o leila?o, os aeroportos deixam de ser administrados pela Infraero. As obrigac?o?es das concessionarias para assumirem a manutenc?a?o variam para cada aeroporto segundo suas especificidades, mas a expectativa e poder ampliar e modernizar a infraestrutura de forma geral ate 2051.

Os novos concessionários dos 22 aeroportos deverão fazer investimentos da ordem de R$ 6 bilhões durante os 30 anos da concessão. De acordo com os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEAs), os investimentos estimados por bloco de aeroportos serão de R$ 2,86 bilhões para o Bloco Sul, R$ 1,8 bilhão para o Bloco Central e de R$ 1,48 bilhão para o Bloco Norte. Esses terminais respondem por cerca de 11% do total do tráfego de passageiros do País, equivalente a 24 milhões de passageiros por ano (dados de 2019).

AFONSO PENA – O Aeroporto Afonso Pena, localizado em São José dos Pinhais, na Regia?o Metropolitana de Curitiba, e na?o somente o maior de todo o Bloco Sul, mas tambem o que deve receber mais investimentos: esta?o previstos pelo menos R$ 566,2 milho?es. A primeira fase preve? o investimento de R$ 431,3 milho?es, entregando um bloco de obras entre 2023 e 2024. Na segunda fase, sera?o R$ 67,6 milho?es, com obras para 2028 a 2030. Por fim, a terceira fase preve? R$ 53,7 milho?es em investimentos, entregando entre 2038 e 2040.

Dentre as obras previstas para o local ainda na primeira fase, esta a construc?a?o de uma terceira pista. Com 3 mil metros de comprimento, a pista sera a maior do aeroporto e vai aumentar sua capacidade diaria de operac?a?o, melhorando a agilidade das companhias aereas e permitindo mais viagens internacionais. A sua construc?a?o foi incluida no edital apos audie?ncias publicas realizadas em 2020, como uma demanda do Governo do Estado e da sociedade civil.

Alem da pista, esta?o previstas no aeroporto obras como a ampliac?a?o da area de embarque de passageiros, ampliac?a?o do patio principal e construc?a?o de um novo patio, criac?a?o de uma ponte de embarque, entre outros. A expectativa é que ele seja um dos mais modernos do País.

BACACHERI – Devido a? localizac?a?o urbana, em Curitiba, o Aeroporto do Bacacheri possui menos possibilidades de ampliac?a?o. No entanto, a expectativa e dobrar sua capacidade de atendimento atraves da melhoria na sua infraestrutura ja existente. As obras neste aeroporto devem somar R$ 43,1 milho?es.

Esta?o previstas obras no nivelamento e no sistema de drenagem da pista, ampliac?a?o do patio de aeronaves e do terminal de passageiros e remodelac?a?o nas faixas de taxiamento. Com isso, o aeroporto aumentara sua capacidade de pousos e decolagens, ampliando tambem o numero de aeronaves que podera?o permanecer estacionadas. A ideia e que, gradualmente, o aeroporto veja crescer a demanda pelo seu uso, principalmente num cenário distante da emergência em saúde pública.

FOZ DO IGUAC?U – Em valor de investimento, o Aeroporto de Foz do Iguac?u esta atras apenas do Afonso Pena entre os terminais do Bloco Sul. Esta?o previstos R$ 512,3 milho?es em investimentos durante o periodo da concessa?o, que deve exponencializar a demanda internacional do aeroporto: crescendo 4% a partir de 2025, hipoteticamente, sa?o esperados 181 mil passageiros de voos internacionais ate 2050, segundo o edital.

Como o terminal de Sa?o Jose dos Pinhais, o aeroporto de Foz do Iguac?u passou por melhorias recentemente. Nesta quarta-feira, o aeroporto inaugura a ampliac?a?o da pista em evento com o presidente Jair Bolsonaro e o governador Carlos Massa Ratinho Junior. A obra e fruto do conve?nio entre Governo do Parana, Infraero e Itaipu Binacional, e totaliza R$ 69,4 milho?es em investimentos. Alem da pista, tambem foram ampliados o terminal de passageiros e o numero de pontes de embarque do aeroporto.

Com a concessão, o aeroporto ganhará uma nova pista de 3 mil metros, aumentando sua capacidade de voos internacionais. Nesta primeira fase são R$ 354 milho?es de investimentos e, além da nova pista, serão implementadas novas pistas de taxiamento e ampliados terminal de passageiros e pátios da aviação comercial e da aviação geral.

A segunda fase, por sua vez, terá o custo de R$ 62,1 milho?es, e prevê ampliação do terminal de passageiros, do pátio da aviação comercial e das novas pontes de embarque. Por fim, a última etapa terá custo de R$ 75,8 milho?es, e também terá ampliação do pátio e do terminal. Além disso, estão previstas novas áreas de taxiamento. Esses recursos privados potencializarão o município como um dos principais polos turísticos da América do Sul.


LONDRINA – Ja em Londrina a promessa e que o aeroporto ganhe principalmente em conforto. Sera?o investidos R$ 273 milho?es, com duas fases de obras. A primeira deve ser realizada de 2024 a 2035, e inclui a maior parte das obras previstas, como ampliac?a?o e melhorias na pista, construc?a?o de novo terminal de passageiros e melhoramentos no terminal ja existente, alem de construc?a?o e adequac?a?o das pistas de taxiamento.

A segunda etapa acontece entre 2036 e 2051. Entre as obras elencadas esta?o a ampliac?a?o do terminal de passageiros, dos patios e das pistas de taxiamento. Londrina será beneficiada a médio e longo prazos com aumento de voos e rotas para outros destinos, favorecendo a industrialização e o crescimento populacional do município e da região Norte do Paraná.